Falaaa, meu futuro calouro! Hoje vamos aprender a diferença entre espaço efetivamente percorrido e deslocamento. Essa é uma diferença muito importante porque está diretamente ligada ao conceito de grandezas escalares e grandezas vetoriais.
Vamos começar falando de um conceito bem simples e básicos que vai nos auxiliar no entendimento do desse assunto. Primeiramente, vamos definir o que é uma posição.
A posição é, simplesmente, o lugar/espaço que um móvel ocupa em um instante “t”. Por exemplo, no instante zero segundos, o carro estava no lugar/espaço 10 metros, Ou seja, a posição do carro era 10 metros. Pronto, sem mistério. Falei que era simples.
Agora, indo diretamente ao assunto principal dessa aula, vamos dar continuidade definindo o que é deslocamento.
Deslocamento
Futuro calouro, deslocamento é a diferença, ou seja, a subtração, entre posição final e a posição inicial de um móvel após um intervalo de tempo “t”.
Observe que, na figura acima, o móvel saiu da posição 10 metros e foi para a posição 20 metros. Então, seu deslocamento foi de 10 metros.
\( S_{d} = 20 – 10 = 10m \)
Outro ponto importante é que se o móvel permanece em repouso, ou volta para a posição de partida, seu deslocamento é nulo. Imagine que o carro saia da posição zero metros (ponto A), vá até a posição vinte metros (ponto B) e logo em seguida volte até a posição inicial (ponto A).
Nesse caso, não houve deslocamento, porque a posição final é igual a posição inicial.
\( S_{d} = 0 – 0 = 0m \)
Ah, um detalhe importante, deslocamento é uma grandeza vetorial, guarde essa informação.
Espaço Pecorrido
Espaço percorrido é a soma dos deslocamentos realizados pelo móvel durante sua trajetória. Vamos pegar o exemplo anterior. O carro saiu da posição zero, foi até a posição 20 metros e depois retornou para a posição zero (ponto de partida).
O que devemos fazer nessa situação, para calcular o espaço percorrido, é somar as variações das posições ocupada pelo carro.
Primeiro, ele saiu do ponto A (zero metros) e foi até o ponto B (percorrendo 20 metros).
Depois ele retornou ao ponto A, percorrendo mais 20 metros, entendeu?
Então, o espaço percorrido pelo carro foi de:
\( S_{ep} = 20 + 20 = 40m\)
Por isso, em um mesmo movimento (situação) podemos ter um deslocamento nulo (zero) e um espaço percorrido diferente de zero. E saiba que espaço percorrido é uma grandeza escalar!
É por conta desses detalhes que quando vamos calcular a velocidade escalar média usamos o espaço percorrido e quando vamos calcular a velocidade escalar média usamos o deslocamento. Se você ainda não sabe a diferença entre uma grandeza escalar e uma grandeza vetorial, clique aqui para aprender.
Resumindo
Espaço percorrido e deslocamento são grandezas físicas medidas em metros e estão ligadas a variação de posição de um móvel. No entanto, espaço percorrido é uma grandeza escalar e deslocamento é uma grandeza vetorial e essa diferença é muito importante quando falamos de velocidade média. Por fim, deslocamento é a diferença (subtração) entre duas posições e espaço percorrido é soma de todos os deslocamentos de um móvel durante um certo intervalo de tempo.
Bom, é isso. Este post vai terminando por aqui! Espero que você tenha conseguido entender a diferença entre Deslocamento e Espaço Percorrido. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente através do direct do Instagram no @professordefisica ou no @fisicaparaoenem.
Este post te ajudou?
Your page rank:
Você precisa fazer login para comentar.