Deslocamento e Espaço Percorrido

Falaaa, meu futuro calouro! Hoje vamos aprender a diferença entre espaço efetivamente percorrido e deslocamento. Essa é uma diferença muito importante porque está diretamente ligada ao conceito de grandezas escalares e grandezas vetoriais.

Vamos começar falando de um conceito bem simples e básicos que vai nos auxiliar no entendimento do desse assunto. Primeiramente, vamos definir o que é uma posição.

A posição é, simplesmente, o lugar/espaço que um móvel ocupa em um instante “t”. Por exemplo, no instante zero segundos, o carro estava no lugar/espaço 10 metros, Ou seja, a posição do carro era 10 metros. Pronto, sem mistério. Falei que era simples.

Agora, indo diretamente ao assunto principal dessa aula, vamos dar continuidade definindo o que é deslocamento.

Deslocamento

Futuro calouro, deslocamento é a diferença, ou seja, a subtração, entre posição final e a posição inicial de um móvel após um intervalo de tempo “t”.

Exemplo - Velocidade média

Observe que, na figura acima, o móvel saiu da posição 10 metros e foi para a posição 20 metros. Então, seu deslocamento foi de 10 metros.

\( S_{d} = 20 – 10 = 10m \)

Outro ponto importante é que se o móvel permanece em repouso, ou volta para a posição de partida, seu deslocamento é nulo. Imagine que o carro saia da posição zero metros (ponto A), vá até a posição vinte metros (ponto B) e logo em seguida volte até a posição inicial (ponto A).

Nesse caso, não houve deslocamento, porque a posição final é igual a posição inicial.

\( S_{d} = 0 – 0 = 0m \)

Ah, um detalhe importante, deslocamento é uma grandeza vetorial, guarde essa informação.

Espaço Pecorrido

Espaço percorrido é a soma dos deslocamentos realizados pelo móvel durante sua trajetória. Vamos pegar o exemplo anterior. O carro saiu da posição zero, foi até a posição 20 metros e depois retornou para a posição zero (ponto de partida).

O que devemos fazer nessa situação, para calcular o espaço percorrido, é somar as variações das posições ocupada pelo carro.

Primeiro, ele saiu do ponto A (zero metros) e foi até o ponto B (percorrendo 20 metros).

Depois ele retornou ao ponto A, percorrendo mais 20 metros, entendeu?

Então, o espaço percorrido pelo carro foi de:

\( S_{ep} = 20 + 20 = 40m\)

Por isso, em um mesmo movimento (situação) podemos ter um deslocamento nulo (zero) e um espaço percorrido diferente de zero. E saiba que espaço percorrido é uma grandeza escalar!

É por conta desses detalhes que quando vamos calcular a velocidade escalar média usamos o espaço percorrido e quando vamos calcular a velocidade escalar média usamos o deslocamento. Se você ainda não sabe a diferença entre uma grandeza escalar e uma grandeza vetorial, clique aqui para aprender.

Resumindo

Espaço percorrido e deslocamento são grandezas físicas medidas em metros e estão ligadas a variação de posição de um móvel. No entanto, espaço percorrido é uma grandeza escalar e deslocamento é uma grandeza vetorial e essa diferença é muito importante quando falamos de velocidade média. Por fim, deslocamento é a diferença (subtração) entre duas posições e espaço percorrido é soma de todos os deslocamentos de um móvel durante um certo intervalo de tempo.

Bom, é isso. Este post vai terminando por aqui! Espero que você tenha conseguido entender a diferença entre Deslocamento e Espaço Percorrido. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente através do direct do Instagram no @professordefisica ou no @fisicaparaoenem.


Este post te ajudou?
Deslocamento e Espaço Percorrido Falaaa, meu futuro calouro! Hoje vamos aprender a diferença entre espaço efetivamente percorrido e deslocamento. Essa é uma diferença muito importante porque está diretamente ligada ao conceito de grandezas escalares e grandezas vetoriais. Vamos começar falando de um conceito bem simples e básicos que vai nos auxiliar no entendimento do desse assunto. Primeiramente, vamos definir […]
4.13 1 5 16
0 / 5 4.13

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os direitos autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Resumos de Cinemática Ecalar para o ENEM.

Por apenas R$ 37

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Inscreva-se Gratuitamente! 😍

>
error: Alert: Content is protected !!