A velocidade é a grandeza física que mede a rapidez com que um móvel altera sua posição (deslocamento ou espaço efetivamente percorrido) em relação ao referencial. Então, quando analisamos essa mudança na posição do móvel em relação ao tempo, podemos calcular a sua velocidade média.

Fórmula

Matematicamente, podemos formular que a velocidade média é inversamente proporcional ao tempo que o móvel leva para percorrer determinada distância, lembre-se que essa distância pode ser o espaço efetivamente percorrido ou o desclocamento.
Por isso, para calcular a velocidade média usamos:

\( V_m = \frac{\Delta S}{\Delta T}\)
Exemplo - Velocidade média

Note que o \( \Delta \) representa “variação”. Então, a leitura da fórmula deve ser “velocidade média é a divisão da variação da posição (deslocamento ou espaço efetivamente percorrido) pela variação de tempo.

A unidade padrão de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), para a posição é o “metro” e para o tempo é o “segundo“. Por isso, de acordo com o SI, a unidade padrão de medida da velocidade média é o m/s (metro por segundo).

Atenção nisso, o “tempo” é o tempo total de movimento, não importando se o móvel ficou parado em algum trecho, por exemplo.

Ei, que tal ter um resumo completo de cinemática escalar para o ENEM e ainda ganhar 4 mapas mentais gratuitamente?

Outras unidades para a velocidade média

Além da unidade que é padrão do Sistema Internacional de Unidades, podemos ver algumas questões utilizando outras unidades de medida, como por exemplo o Km/h e o cm/s.

Tabela de unidades de medida para velocidade

Relação entre km/h e m/s

Com toda certeza você gostaria de ganhar alguns segundos na hora de resolver uma questão, não é? Por isso, recomendo que grave a relação entre as unidades de metro por segundo e quilômetro por hora.

Para transformar a unidade de m/s para km/h você deve multiplicar por 3,6 e para transformar de km/h para m/s você deve dividir por 3,6. Dessa forma podemos imaginar algo como na imagem abaixo e assim tentamos lembrar dessa relação na hora de fazer alguma questão.

Se você for tão curioso quanto eu, quer saber por que 3,6 e não outro valor? Então clica aqui para ver um post no Instagram onde eu mostro como chegar nesse valor.

Ah, nesse post eu falei bastante que a variação da posição pode ser tanto o deslocamento quanto o espaço efetivamente percorrido, você sabe a diferença entre eles? Não?! Então clique aqui e veja a diferença entre deslocamento e espaço percorrido.

Agora que você já sabe como calcular a velocidade média de um móvel, que tal um material para revisar os principais tópicos de cinemática escalar? Se cinemática for um problema para você, recomendo conhecer esse material.

Nesse material você vai encontrar o resumo dos principais tópicos de cinemática escalar e ainda vai ganhar 4 mapas mentais com todo o conteúdo de cinemática escalar sintetizado de forma estratégica para que você possa fixar o conteúdo. Para conhecer mais detalhes do material basta clicar aqui.


Este post te ajudou?
Velocidade média A velocidade é a grandeza física que mede a rapidez com que um móvel altera sua posição (deslocamento ou espaço efetivamente percorrido) em relação ao referencial. Então, quando analisamos essa mudança na posição do móvel em relação ao tempo, podemos calcular a sua velocidade média. Fórmula Matematicamente, podemos formular que a velocidade média é inversamente […]
4 1 5 4
0 / 5 4

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os direitos autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Resumos de Cinemática Ecalar para o ENEM.

Por apenas R$ 37

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Inscreva-se Gratuitamente! 😍

>
error: Alert: Content is protected !!