O manual de um automóvel alerta sobre os cuidados em relação à pressão do ar no interior dos pneus. Recomendase que a pressão seja verificada com os pneus frios (à temperatura ambiente). Um motorista, desatento a essa informação, realizou uma viagem longa sobre o asfalto quente e, em seguida, verificou que a pressão \( P_0 \) no interior dos pneus não era a recomendada pelo fabricante. Na ocasião, a temperatura dos pneus era \(T_0\). Após um longo período em repouso, os pneus do carro atingiram a temperatura ambiente \(T\). Durante o resfriamento, não há alteração no volume dos pneus e na quantidade de ar no seu interior. Considere o ar dos pneus um gás perfeito (também denominado gás ideal).
Durante o processo de resfriamento, os valores de pressão em relação à temperatura \( (P x T) \) são representados pelo gráfico:
Gabarito: E
Resolução:
Primeiramente, de acordo com o enunciado, o ar contido nos pneus do carro sofre uma transformação isométrica (volume constante). Dessa forma, de acordo com a Lei de Charles, pressão e temperatura são grandezas diretamente proporcionais. Então, se a temperatura diminuiu, a pressão também diminuiu.
\( \frac{ P_0}{ T_0} = \frac{P}{ T} \)
Por isso, gabarito: Letra E.
Este post te ajudou?
Your page rank:
Você precisa fazer login para comentar.