O que é um vetor?

Você sabe o que é um VETOR? Desconfio da resposta, rsrs. Pra você entender alguns (muitos) tópicos do curso de Física, você vai precisar ter entendido bem este conteúdo aqui. Neste Post você vai conhecer as cararcterísticas de um vetor, todos os detalhes indispensáveis para seu vestibular.


Por que aprender vetores?

Na Física temos grandezas como massa, temperatura e velocidade, bom para usá-las precisamos definir certas coisas, tais como sua intensidade. Bom, vamos pensar no caso da massa, ninguém diz que tem 60kg para baixo ou na diagonal, correto? (Se você faz isso, procure ajuda de um médico ksksk) Ok, mas há grandezas que necessitam de mais informações para entendermos a situação em que ela está presente.

Grandezas Físicas

Vamos lá… basicamente, existem dois tipos de Grandezas, as Escalares e as Vetoriais.

• Grandezas Escalares: Uma Grandeza Escalar é representada apenas pelo seu valor numérico e pela unidade que ela representa. Por exemplo, indicamos 10 quilogramas como 10 kg;

• Grandezas Vetoriais: Ao dizer, por exemplo, que um carro se move a 40 km/h, a informação sobre sua velocidade está incompleta. A velocidade é uma grandeza vetorial e, portanto, é necessário informar a direção e o sentido de deslocamento do carro. Neste caso, poderia ser dito que o carro trafega na Travessa Djalma Dutra (direção) e em sentido à R. Municipalidade.

“Professor, como é um vetor? rsrsr”

Representação de um vetor

Vetor é um ente matemático representado por um segmento de reta orientado (flecha). A notação de um vetor é dada por uma letra (maiúscula ou minúscula) com uma pequena flecha para a direita acima da mesma. Então toda vez que você ver isso \(\overrightarrow{A}\), ou como na imagem acima \(\overrightarrow{R}\), pode ser qualquer letra, daqui para frente, vai saber que isso representa um vetor.
Todo vetor precisa ser caracterizado a partir de três informações. 

  • Módulo – O módulo (valor numérico ou intensidade) de um vetor é sempre um número real e positivo. Na representação gráfica, o comprimento do vetor corresponde ao módulo da grandeza que ele representa.
  • Direção – A reta suporte de um vetor determina a sua direção (Horizontal, Vertical e Diagonal)
  • Sentido – A orientação do segmento (ponta de seta) indica o sentido do vetor. (esquerda, direita, cima e baixo).

Tranquilo? Agora você já sabe o que é um vetor e todas suas características 🙂 Espero que tenha gostado da leitura. Não esqueça de exercitar este tópico. Se puder, compartilhe com seus amigos! 😉

Abraços.

Emanoel Silva 
@professordefisica