Gráficos do Movimento Uniforme

O estudo dos gráficos, sem dúvida, é um dos tópicos mais importantes para sua prova do ENEM. Por isso, nesse post vamos ver as principais características dos gráficos do movimento uniforme. No Movimento Uniforme temos dois gráficos muito importantes, o gráfico da velocidade em função do tempo (V×t) e o gráfico da posição em função do tempo. Então, vamos lá aprender tudo sobre os gráficos do movimento uniforme.

Gráfico da Velocidade em Função do Tempo

Lembre-se, a velocidade no MRU é constante. Não, eu não vou deixar você esquecer isso. Dessa forma, o gráfico da velocidade em função do tempo será uma reta constante (sem inclinação), mas que pode ser positiva ou negativa. Vou mostrar essas duas possibilidades para você nas imagens abaixo.

Velocidade Positiva

Nesse caso, o gráfico da velocidade estará acima do eixo x.

Gráfico movimento uniforme

Cinemática escalar para o ENEM, de forma certa e sem estresse. Tudo o que você precisa, irá encontrar nesse curso.

Por apenas R$ 37

Isso quer dizer que o móvel está se deslocando para valores positivos na trajetória.

Classificação dos movimentos - Movimento Progressivo - Movimento Uniforme

Velocidade Negativa

Nesse caso, o gráfico é negativo, ou seja, gráfico da velocidade em função do tempo está abaixo do eixo do tempo (eixo x).

Gráfico movimento uniforme

E isso quer dizer que o móvel se desloca para os menores valores de posição na trajetória.

Movimento Retrógrado - Movimento Uniforme

Área do Gráfico da Velocidade x Tempo

Agora, uma coisa que faz você ter muita vantagem na hora de fazer uma questão. Saiba que a área do gráfico da velocidade em função do tempo corresponde à distância percorrida pelo móvel.

Gráfico movimento uniforme

Por isso é muito importante que você saiba calcular a áreas de algumas figuras planas, recomendo dar atenção à área do quadrado, do retângulo, trapézio e do triângulo.

Então, se em uma questão lhe for dado o gráfico da velocidade em função do tempo e pedir para calcular a distância percorrida, agora você já sabe como fazer isso, basta calcular a área sob (abaixo) o gráfico.

Gráfico da Posição em Função do Tempo

Você percebeu que a função horária da posição é uma função do primeiro grau? Não? Então, vou lhe dar a oportunidade de notar isso novamente rsrsr. Olha só:

Gráfico movimento uniforme

O gráfico dessa função é uma reta que pode ser crescente ou decrescente, isso vai depender do coeficiente angular. Como podemos notar, o coeficiente angular, nessa fórmula, é a velocidade (V).

Se a velocidade for positiva, o gráfico da posição x tempo será crescente, assim:

Note que na imagem acima estão representados 3 gráficos. Fiz isso para que você não fique confuso quando ver algo assim em uma questão. O gráfico pode estar só na parte positiva, só na parte negativa ou em ambas as partes. O importante é notar que em todas essas situações o gráfico é crescente, ou seja, a posição aumenta a cada instante analisado. Caso contrário, o gráfico será decrescente, quando a velocidade for negativa.

Pronto, finalizamos este post por aqui. Espero que você tenha entendido os principais característica dos gráficos do movimento Uniforme. Se quiser ver mais resumos de cinemática, clique aqui. Ah, siga nosso perfil no Instagram: @fisicaparaoenem.


Este post te ajudou?
Gráficos do Movimento Uniforme O estudo dos gráficos, sem dúvida, é um dos tópicos mais importantes para sua prova do ENEM. Por isso, nesse post vamos ver as principais características dos gráficos do movimento uniforme. No Movimento Uniforme temos dois gráficos muito importantes, o gráfico da velocidade em função do tempo (V×t) e o gráfico da posição em função […]
5 1 5 3
0 / 5 5

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os direitos autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Resumos de Cinemática Ecalar para o ENEM.

Por apenas R$ 37

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Inscreva-se Gratuitamente! 😍

>
error: Alert: Content is protected !!