Quando a velocidade de uma partícula se altera com o tempo, diz-se que a partícula está acelerada. Por exemplo, a velocidade de um carro aumenta quando você “pisa no acelerador”, fica mais lento quando você pisa nos freios e muda de direção quando você vira o volante; essas mudanças são todas acelerações. Assim como a velocidade indica uma taxa de variação da posição com o tempo, a aceleração descreve uma taxa de variação da velocidade com o tempo. Como veremos, a aceleração em um movimento retilíneo pode referir-se tanto ao aumento quanto à redução da velocidade.
Aceleração Média
A fórmula para calcular a aceleração média é bem simples, fácil de memorizar e aplicar. Expressamos a aceleração como sendo a variação da velocidade dividida pelo intervalo de tempo. Matematicamente, é assim:
\( a_m = \frac{\Delta v}{\Delta t} \)
Lê-se: Aceleração média é a variação da velocidade (Δv) dividida pelo intervalo de tempo (Δt). “Abrindo” a fórmula acima, chegamos em…
\( a_m = \frac{v_f – v_i}{\Delta t} \)
Na fórmula, \(v_f\) e \(v_i\), são, respectivamente, a velocidade final e a velocidade inicial do móvel. Essas velocidades devem estar em m/s, de acordo com o Sistema Internacional de unidades.
Note, a aceleração pode ser negativa ou positiva. Se for positiva, quer dizer que a velocidade do móvel está aumentando e se for negativa, quer dizer que a velocidade do móvel está diminuindo.
Cinemática escalar para o ENEM, de forma certa e sem estresse. Tudo o que você precisa, irá encontrar nesse curso.
Por apenas R$ 37
Unidades de medida de aceleração
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade padrão para a aceleração é o metro por segundo por segundo, mais conhecido como m/s², metro por segundo ao quadrado.
Podemos entender essa unidade da seguinte forma: Imagine um carro em repouso que começa um movimento com aceleração de 3 m/s². Isso quer dizer que a velocidade do carro irá aumentar 3 m/s a cada segundo de movimento.
Então, o carro parte do repouso. No instante 1 segundo sua velocidade será de 3 m/s. No instante 2 segundos sua velocidade será de 6 m/s. No instante 3 segundos sua velocidade será de 9 m/s e assim sucessivamente. Entendeu?
Classificação de movimentos
Em relação a aceleração, podemos classificar o movimento em acelerado ou retardado. Às vezes a questão é apenas para classificar o movimento e você não pode perder uma questão por não saber essas classificações.
Movimento Acelerado
Quando o módulo da velocidade do móvel aumenta a cada instante, dizemos que é um movimento acelerado. Nesse tipo de movimento, a velocidade e a aceleração possuem mesma direção e mesmo sentido.
Movimento retardado
Dizemos que o movimento do móvel é retardado quando sua velocidade diminui a cada instante. Nesse caso, aceleração e velocidade possuem sentidos opostos (sinais diferentes).
Bom, por hoje é só! Agora você já sabe a definição de aceleração e, ainda mais, sabe fazer a classificação de movimentos de acordo com ela. Espero que você tenha entendido e que agora consiga fazer a classificação dos movimentos de forma correta.
Caso ainda tenha dúvidas, você pode entrar em contato com a gente através do direct do Instagram, no @fisicaparaoenem ou no @professordefisica.
Caso queira ver um resumo completão sobre classificação dos movimentos, clique aqui. Até a próxima aula, abraço!
Este post te ajudou?
Your page rank:
Você precisa fazer login para comentar.