Empuxo e Princípio de Arquimedes

Olá, futur@ calour@! Vamos para mais uma aula, dessa vez vamos falar sobre empuxo e o princípio de Arquimedes. Pega seu caderno e faça umas boas anotações, vou te contar tudo o que você precisa saber sobre o empuxo, especialmente tratando do Princípio de Arquimedes, muitas provas gostam muito de abordar esse assunto. Vem comigo!

O que é empuxo?

Quando você entra em uma piscina, por exemplo, já sentiu como se ficasse “mais leve”? Sim, né?! Eu imagino que já! Kkk 

empuxo sobre um corpo

Então, isso acontece por conta devido a uma força vertical e para cima, exercida pela água no seu corpo. Bom, é essa força que chamamos de empuxo.

O empuxo é a força resultante de todas as forças que o fluído aplica sobre um corpo e como seu sentido é oposto ao da força peso, causa aquela sensação de que você ficou mais leve ao entrar na piscina, como no nosso exemplo. 

Assim como todas as outras forças e você já deve estar enjoad@ de ouvir isso, a unidade de medida do empuxo, no Sistema Internacional de unidades, o famoso SI, é o newton (N). Fechado, né?! 

Princípio de Arquimedes

Quão grande é a força de empuxo? Bom, para responder isso, vamos recorrer aos estudos de Arquimedes, renomado matemático e inventor grego que, inclusive, declarou este princípio muito antes dos conceitos de força estarem bem estabelecidos.

arquimedes-eureka

Então, através de seus estudos, Arquimedes “percebeu” que a força de empuxo que age sobre um objeto era igual ao peso do fluido que o objeto desloca. O que podemos representar matematicamente por:

\( E = P_{fd} \) 

Ah, o “fd‘ é fluido deslocado.

Dessa fórmula, podemos substituir o \( P_{fd} \) por \( m_{fd} \times g  \) e, consequentemente, podemos substituir \( m_{fd} \) por \( V_{fd} \times d_{fd} \), o que finalmente nos leva a:

 \( E = d_{fd} \times V_{fd} \times g \)

Pronto! Essa é a fórmula que você precisa saber para acertar as questões sobre o princípio de Arquimedes e sobre o empuxo. E se tiver dificuldades para lembrar dessa fórmula, perceba que o para entender o empuxo é devagar. Espero que tenha entendido. 

Nessa fórmula, as unidades de medida são:

Densidade (d) \( = \frac{kg}{m^3} \)

Volume (V) \( = m^3 \)

Aceleração da gravidade (g) \( = \frac{m}{s^2} \)

Anotou tudo sobre nossa aula de hoje?

Bom, nossa aula vai terminando por aqui, te vejo em breve. Se puder nos ajudar e ajudar um amigo, compartilhe este post e nos siga no Instagram. Ah, se quiser ver mais posts sobre hidrostática, clique aqui. Abraço.


Este post te ajudou?
0 / 5 5

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os direitos autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Cinemática Escalar

Revise cinemática escalar para o ENEM de forma certa e sem estresse.

Por apenas R$ 19,90.

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Materiais Gratuitos 🤑

>
error: Alert: Content is protected !!