As alavancas são máquinas simples feitas de uma viga rígida e um fulcro. O esforço (força de ação) e a carga (força de resistência) são aplicados a cada extremidade da viga. O fulcro é o ponto de apoio/rotação. As alavancas dependem do torque para sua operação. Torque é a quantidade de força necessária para fazer um objeto girar em torno de seu eixo (ou ponto de pivô).

Partes de uma alavanca

Uma alavanca tem três partes – o fulcro, o local onde o esforço é aplicado e o local onde a carga é colocada. O fulcro é chamado de ponto de apoio ou rotação. Resumindo, podemos dizer que uma alavanca é uma barra rígida com um ponto de apoio.

Classificação das alavancas

As alavancas podem ser classificadas em Inter-fixa, Inter-resistente e Interpotente. Agora vamos ver a definição de cada uma delas.

1. Alavancas interfixas

As alavancas inter-fixas têm um ponto de apoio (pivô) no meio. A força (força potente) é aplicada em uma extremidade e o peso (força resistente) está localizado na outra extremidade. Nesse caso, a força é aplicada em uma direção e a carga (força resistente) se move na direção oposta.

As alavancas interfixas são muito úteis para levantar grandes cargas com pouco esforço.

Exemplos

Alicate

Pé de Cabra

Tesoura

Gangorra

2. Alavancas Inter-resistentes

As alavancas de segunda classe têm um ponto de articulação (suporte) de um lado e o esforço é aplicado do outro lado. A força é aplicada em uma extremidade da alavanca e o peso está localizado no meio. Nessas alavancas, a carga é posicionada no meio. Essas alavancas podem aumentar a força de esforço porque a força é aplicada na extremidade oposta da alavanca ao fulcro. Nas alavancas de classe dois, o movimento da força e da carga estão na mesma direção. O comprimento do braço de esforço é sempre maior que o comprimento do braço de carga.

Exemplos

Cortador de unha

Carrinho de mão

Quebra nozes

Abridor de garrafa

3. Alavancas Interpotentes

Nas alavancas interpotentes, a força de ação está localizada entre a carga (força resistente) e o ponto de rotação. Todas as alavancas interpotentes têm uma desvantagem mecânica. Isso quer dizer que a força de ação é muito maior que a força de resistência. Nesse tipo de alavanca, a carga e a força potente sempre se movem na mesma direção.

Exemplos

Vara de pescar

Arco e flecha

Bom, nesse post você aprendeu o que é uma alavanca e aprendeu quais são os tipos de alavancas existentes. Espero que você possa ter entendido e que te ajude a resolver as questões desse assunto. Ah, segue a gente lá no Instagram @fisicaparaoenem e @profesordefisica.


Este post te ajudou?
Alavancas As alavancas são máquinas simples feitas de uma viga rígida e um fulcro. O esforço (força de ação) e a carga (força de resistência) são aplicados a cada extremidade da viga. O fulcro é o ponto de apoio/rotação. As alavancas dependem do torque para sua operação. Torque é a quantidade de força necessária para fazer […]
4.78 1 5 9
0 / 5 4.78

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os direitos autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Resumos de Cinemática Ecalar para o ENEM.

Por apenas R$ 37

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Inscreva-se Gratuitamente! 😍

>
error: Alert: Content is protected !!