loader image

Lei de Du Fay

Introdução

No século XVIII, o francês Charles François Du Fay detectou a existência de dois tipos de cargas elétricas, as quais denominou de “vítrea” e “resinosa”, pois notara que um bastão de vidro atritado com seda adquiria carga elétrica diferente da carga elétrica adquirida por um bastão de resina atritado com lã e a forma de interação entre os tipos de cargas (“vítrea” e “resinosa”) é o que conhecemos atualmente como a Lei de Du Fay.

Du Fay observou que quando a eletricidade era passada de um objeto carregado para um não carregado, ambos os objetos seriam carregados com o mesmo tipo de carga que aquela do objeto carregado originalmente.

A Lei de Du Fay

Ele observou que objetos carregados com o mesmo tipo de eletricidade se repeliam, enquanto objetos carregados com diferentes tipos de carga se atraiam e daí deduziu que a carga elétrica vinha em dois tipos. Hoje, suas observações estão resumidas na frase:

“Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinais contrários se atraem”

A imagem acima representa o enunciado da Lei de du Fay, note que quando as duas cargas são positivas ou as duas negativas, elas se repelem, porém quando uma é positiva e outra negativa elas se atraem.

Ou seja, as forças \( F_1 \) e \( F_2 \), assim como \( F_3 \) e \( F_4 \) são forças de repulsão, enquanto as forças \( F_5 \) e \( F_6 \) são forças de atração.

Ele falhou em encontrar qualquer ligação entre os dois tipos de eletricidade, ou em encontrar qualquer insight sobre sua natureza, mas, sem dúvidas, seus estudos são muito importantes para o desnvolvimento da ciência moderna.

A Lei de Du Fay é simples, não é? Agora vamos avançar nosso estudo e vamos direto para a Lei de Coulomb.

Abraço, do seu Professor de Física.
Profº. Emanoel Silva


Este post te ajudou?
0 / 5 5

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Novidade! 🔥

Livro Questão de Treino: Eletromag

Entre para o Clube 🤓

Materiais Gratuitos 😍🎉

⚠️🔔 Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

>
error: Alert: Content is protected !!