Movimento Uniforme

O movimento uniforme, na física, é caracterizado por um movimento com velocidade constante. Ou seja, sem aceleração. Por isso, no Movimento Uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

Movimento Uniforme - Exemplo de Velocidade Constante

Na imagem acima, podemos ver que o carro (móvel) está se deslocando com velocidade constante. Isso porque, a cada segundo, sua posição está variando 20 metros.

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

Ah, nesse post começamos falando do movimento uniforme de forma geral. Ou seja, a trajetória pode ser uma reta, com curvas ou qualquer outra trajetória, o que importa é apenas que a velocidade permaneça constante.

O que quero que você grave dessa aula aqui é que tópicos que veremos a partir de agora, serão considerando, principalmente, o movimento em uma reta. E quando a trajetória for outra, faremos as observações cabíveis (ex: Movimento Circular Uniforme), fique tranquilo!

Primeiramente, anote, a característica importantíssima do MRU é: Velocidade constante, ou seja, aceleração nula (igual a zero).

Função Horária da posição no MRU

A função horária da posição no movimento retilíneo uniforme é o meio que você vai utilizar para calcula a posição de um móvel em determinado instante. Então, essa fórmula indica a posição do móvel em relação ao tempo.

\( S = S_0 + v.t\)

Onde, \(S\) é a posição final, \(S_0\) é a posição inicial, \(V\) é a velocidade de deslocamento e \(t\) o tempo de movimento do móvel.

Sobre as unidades de medida, \(S\) e \(S_0\) são medidos em metros (m). Velocidade, você já deve estar careca de saber, é medida em metros por segundo (m/s). E o tempo é medido em segundos (s).

Daí que surgem aquelas pequenas “frases” para ajudar na memorização dessa função. Por exemplo: sorvete. 🍦

Velocidade média

Bom, como nesse movimento a velocidade é a mesma em cada instante. Podemos dizer que a velocidade instantânea, em qualquer instante, é igual a velocidade média. Por isso, nesse movimento também utilizaremos bastante o conceito e a fórmula de velocidade média.

\( V_m = \frac{\Delta S}{\Delta T}\)

Ah, \( \Delta S \) é o deslocamento ou espaço efetivamente percorrido, medidos em metros e \( \Delta T \) é o intervalo de tempo em segundos.

Ei, que tal ter um resumo completo de cinemática escalar para o ENEM e ainda ganhar 4 mapas mentais gratuitamente?

Classificação dos movimentos

Em relação ao sentido de um movimento, podemos classificar o movimento em progressivo e retrógrado.

Movimento Progressivo

Em relação ao sentido de um movimento, podemos classificar o movimento em progressivo e retrógrado.

Quando um móvel se desloca em uma trajetória, seu movimento pode estar a favor ou contra a orientação dela. Sendo assim, quando um móvel se desloca no sentido crescente dos valores associados às posições, dizemos que o móvel executa um movimento progressivo.

Movimento Progressivo - Movimento Uniforme

O movimento é progressivo quando efetuado a favor (no mesmo sentido) da orientação indicada no referencial.

Movimento Retrógrado

Se o móvel se desloca no sentido contrário (decrescente) dos valores associados às posições, classificamos esse movimento como sendo um movimento retrógrado, pois, o móvel está se movendo para posições negativas da trajetória.

Movimento Retrógrado - Movimento Uniforme

O movimento é retrógrado quando efetuado contra (sentido oposto) da orientação indicada no referencial. Aqui a velocidade escalar é negativa.

Note que nos exemplos acima, adotamos que para a esquerda seria negativo e para a direita positivo. O mesmo poderia ser feito na vertical, adotando que para cima fosse positivo e para baixo negativo, ou vice-versa.

Mas, de todo modo, o mais comum é adotar para a direita e para cima como positivo. E para esquerda e para baixo como negativo.
Essa definição satisfaz a resolução da maioria das questões de nível fácil e médio.

Tudo certo aí? Bom, nosso post acaba por aqui e espero que ele tenha te ajudado de alguma forma. Se quiser dar um reforço nos seus estudos de cinemática escalar, clique aqui para conhecer nosso livro de resumos. Além disso você ainda recebe 4 (quatro) mapas mentais totalmente gratuito.

Ah, não esquece de seguir a gente no Instagram @fisicaparaoenem. Aproveite e bons estudos.


Este post te ajudou?
Movimento Uniforme O movimento uniforme, na física, é caracterizado por um movimento com velocidade constante. Ou seja, sem aceleração. Por isso, no Movimento Uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. Na imagem acima, podemos ver que o carro (móvel) está se deslocando com velocidade constante. Isso porque, a cada segundo, sua posição está […]
5 1 5 4
0 / 5 5

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os direitos autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Cinemática Escalar

Revise cinemática escalar para o ENEM de forma certa e sem estresse.

Por apenas R$ 19,90.

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Inscreva-se Gratuitamente! 😍

>
error: Alert: Content is protected !!