Questão 133

Caderno Amarelo | ENEM 2023

Os raios cósmicos são fontes de radiação ionizante potencialmente perigosas para o organismo humano. Para quantificar a dose de radiação recebida, utiliza-se o sievert (Sv), definido como a unidade de energia recebida por unidade de massa. A exposição à radiação proveniente de raios cósmicos aumenta com a altitude, o que pode representar um problema para as tripulações de aeronaves. Recentemente, foram realizadas medições acuradas das doses de radiação ionizante para voos entre Rio de Janeiro e Roma. Os resultados têm indicado que a dose média de radiação recebida na fase de cruzeiro (que geralmente representa 80% do tempo total de voo) desse trecho intercontinental é 2 μSv/h. As normas internacionais da aviação civil limitam em 1 000 horas por ano o tempo de trabalho para as tripulações que atuem em voos intercontinentais, Considere que a dose de radiação ionizante para uma radiografia torácica é estimada em 0,2 mSv.

RUAS. A. C. O tripulante de aeronaves e a radiação ionizante. São Pauto: Edição do Autor, 2019 (adaptado).

A quantas radiografias torácicas corresponde a dose de radiação ionizante à qual um tripulante que atue no trecho Rio de Janeiro—Roma é exposto ao longo de um ano?

A) 8
B) 10
C) 80
D) 100
E) 1000

Gabarito: A

Resolução:

Primeiramente, sabendo que o tempo total de trabalho durante um ano é de 1000h, calculamos o tempo em que um tripulante fica exposto a dose média de radiação, que é de 80% de 1000h. Ou seja, 800h.

Sabendo que a cada hora a dose média de radiação é de 2μSv, fazemos uma regra de três para saber a dose média durante da 800h.

\( D = 2 \cdot 800 = 1600 μSv \)

De acordo com o enunciado, cada radiografia torácica corresponde a 0,2 mSv. Colocando na mesma ordem de grandeza do valor que calculamos anteriormente:

\( d = 0,2 mSv = 0,2 \cdot 10^3 μSv = 200 μSv \)

Agora podemos calcular o número de radiografias equivalente:

\( n = \frac{D}{d} = \frac{1600}{200} \)

\( n = 8 \)

Por isso, gabarito: Letra A.


Este post te ajudou?
Questão 133 Os raios cósmicos são fontes de radiação ionizante potencialmente perigosas para o...
5 1 5 1
0 / 5 5

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os direitos autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Resumos de Cinemática Ecalar para o ENEM.

Por apenas R$ 37

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Inscreva-se Gratuitamente! 😍

>
error: Alert: Content is protected !!