Questão 96

Caderno Amarelo | ENEM 2022

Em 2002, um mecânico da cidade mineira de Uberaba (MG) teve uma ideia para economizar o consumo de energia elétrica e iluminar a própria casa num dia de sol. Para isso, ele utilizou garrafas plásticas PET com água e cloro, conforme ilustram as figuras. Cada garrafa foi fixada ao telhado de sua casa em um buraco com diâmetro igual ao da garrafa, muito maior que o comprimento de onda da luz. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a “luz engarrafada”.

Que fenômeno óptico explica o funcionamento da “luz engarrafada”?

A) Difração.
B) Absorção.
C) Polarização.
D) Reflexão.
E) Refração.

Gabarito: E

Resolução:

A garrafa PET e a água são transparentes, permitindo a refração da luz do ar para a água no telhado e, da água para o ar, no recinto iluminado.


Este post te ajudou?
Questão 96 Em 2002, um mecânico da cidade mineira de Uberaba (MG) teve uma ideia para economizar o consumo de energia elétrica e iluminar a própria casa num dia de sol. Para isso, ele utilizou garrafas plásticas PET com água e cloro, conforme ilustram as figuras. Cada garrafa foi fixada ao telhado de sua casa em um […]
5 1 5 3
0 / 5 5

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os direitos autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Resumos de Cinemática Ecalar para o ENEM.

Por apenas R$ 37

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Inscreva-se Gratuitamente! 😍

>
error: Alert: Content is protected !!