Questão 131

Caderno Amarelo | ENEM 2020

Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios coloridos contribuem para o aquecimento. Para isso, ele projetou sobre um anteparo o espectro solar obtido com um prisma, colocou termômetros nas diversas faixas de cores e verificou nos dados obtidos que um dos termômetros iluminados indicou um aumento de temperatura maior para uma determinada faixa de frequências.

SAYURI, M.; GASPAR, M. B. Infravermelho na sala de aula. Disponível em: www.cienciamao.usp.br. Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado).

Para verificar a hipótese de Herschel, um estudante montou o dispositivo apresentado na figura. Nesse aparato, cinco recipientes contendo água, à mesma temperatura inicial, e separados por um material isolante térmico e refletor são posicionados lado a lado (A, B, C, D e E) no interior de uma caixa de material isolante térmico e opaco. A luz solar, ao entrar na caixa, atravessa o prisma e incide sobre os recipientes. O estudante aguarda até que ocorra o aumento da temperatura e a afere em cada recipiente.

Em qual dos recipientes a água terá maior temperatura ao final do experimento?

A) A
B) B
C) C
D) D
E) E

Gabarito: A

Resolução:

Ao passar pelo prisma a luz sofre dispersão, decompondo-se nas suas diversas frequências. As ondas de calor (infravermelho) desviam menos que o vermelho, incidindo no recipiente A, provocando maior aquecimento.


Este post te ajudou?
0 / 5 5

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Resumos de

ELETROMAG! 🧲

Oferta Especial por Tempo Limitado

Mais de 40% de desconto 😍

⚠️ Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

Materiais Gratuitos 🤑

>
error: Alert: Content is protected !!