loader image

Questão 100

Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas A e B, respectivamente com pressões de calibração \( p_A \) e \( p_B \), os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, \( m_A \), e no pneu da bicicleta B, \( m_B\), são diretamente proporcionais aos seus volumes. Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:

A) \(p_A < p_B\) e \(m_A < m_B\)

B) \(p_A > p_B\) e \(m_A < m_B\)

C) \(p_A > p_B\) e \(m_A = m_B\)

D) \(p_A < p_B\) e \(m_A = m_B\)

E) \(p_A > p_B\) e \(m_A > m_B\)

Gabarito: B

Comentário do item

Comparando pressões:

Caro aluno perceba que o próprio texto base diz que, “o pneu da bicicleta A deforma, sob os mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B”, por isso, a pressão pA deve ser maior que a pressão pB:

\( p_A \) > \( p_B \)

Comparando massas:

A informação que o texto fornece é que as massas são diretamente proporcionais aos volumes. Então podemos analisar que o Pneu (A) é menos largo que o pneu (B), tem menor volume de ar, e por consequência, menos massa de ar:

\( m_A \) < \( m_B \)

Gabarito: letra B.


Este post te ajudou?
0 / 5 0

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Novidade! 🔥

Livro Questão de Treino: Eletromag

Entre para o Clube 🤓

Materiais Gratuitos 😍🎉

⚠️🔔 Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

>
error: Alert: Content is protected !!