Questão 103 (Caderno Amarelo) – ENEM 2017

A figura mostra o funcionamento de uma estação híbrida de geração de eletricidade movida a energia eólica e biogás. Essa estação possibilita que a energia gerada no parque eólico seja armazenada na forma de gás hidrogênio, usado no fornecimento de energia para a rede elétrica comum e para abastecer células a combustível.

Mesmo com ausência de ventos por curtos períodos, essa estação continua abastecendo a cidade onde está instalada, pois o(a)

A) planta mista de geração de energia realiza eletrólise para enviar energia à rede de distribuição elétrica. 

B) hidrogênio produzido e armazenado é utilizado na combustão com o biogás para gerar calor e eletricidade. 

C) conjunto de turbinas continua girando com a mesma velocidade, por inércia, mantendo a eficiência anterior.

D) combustão da mistura biogás-hidrogênio gera diretamente energia elétrica adicional para a manutenção da estação. 

E) planta mista de geração de energia é capaz de utilizar todo o calor fornecido na combustão para a geração de eletricidade.

Gabarito: B

Comentário do item

Primeiramente, vamos observar que as turbinas eólicas propiciam a produção de hidrogênio, o qual pode ser armazenado e usado posteriormente, na ausência de vento. Nos curtos períodos de não funcionamento das turbinas eólicas (calmaria), podemos usar o biogás (armazenado) e misturá-lo com o hidrogênio (armazenado), produzindo a combustão do biogás, a qual vai gerar calor. Este é usado na produção de vapor d’água, acionando as turbinas que, por sua vez, darão energia mecânica aos geradores elétricos.

Gabarito: letra B.

Avalie este post

0 / 5 5

Materiais Gratuitos 😍🎉

O essencial para você aprender eletromagnetismo 🧲

Resumos de Eletromag

error:

Materiais Gratuitos 😍🎉