fbpx

Questão 56 (Caderno Amarelo) – ENEM 2016

O morcego emite pulsos de curta duração de ondas ultras – sônicas, os quais voltam na forma de ecos após atingirem objetos no ambiente, trazendo informações a respeito das suas dimensões, suas localizações e dos seus possíveis movimentos. Isso se dá em razão da sensibilidade do morcego em detectar o tempo gasto para os ecos volta – rem, bem como das pequenas variações nas frequências e nas intensidades dos pulsos ultrassônicos. Essas características lhe permitem caçar pequenas presas mesmo quando estão em movimento em relação a si. Considere uma situação unidimensional em que uma mariposa se afasta, em movimento retilíneo e uniforme, de um morcego em repouso. 

A distância e velocidade da mariposa, na situação descrita, seriam detectadas pelo sistema de um morcego por quais alterações nas características dos pulsos ultrassônicos?

A) Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida diminuída.
B) Intensidade aumentada, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida diminuída.
C) Intensidade diminuída, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida aumentada.
D) Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.
E) Intensidade aumentada, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.

Gabarito: A

Comentário do item

Não esqueça que o eco é fruto de uma reflexão do som e com base nisso a medida que a mariposa se distância do morcego em repouso o eco sofreria uma diminuição. Como consequência o intervalo de tempo desses ecos aumentaria. Já a frequência dos ecos recebidos pelo morcego é menor que a frequência dos ultrassons emitidos, justamente por causa do efeito doppler.

Gabarito correto letra (A)


Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: