O funcionamento dos geradores de usinas elétricas baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday no século XIX. Pode-se observar esse fenômeno ao se movimentar um ímã e uma espira em sentidos opostos com módulo da velocidade igual a v, induzindo uma corrente elétrica de intensidade i, como ilustrado na figura.
A fim de se obter uma corrente com o mesmo sentido da apresentada na figura, utilizando os mesmos materiais, outra possibilidade é mover a espira para a
A) a esquerda e o ímã para a direita com polaridade invertida.
B) direita e o ímã para a esquerda com polaridade invertida.
C) esquerda e o ímã para a esquerda com mesma polaridade.
D) direita e manter o ímã em repouso com polaridade invertida.
E) esquerda e manter o ímã em repouso com mesma polaridade.
Gabarito: A
Comentário do item
Primeiramente, temos um afastamento relativo entre o ímã (polo norte) e a primeira espira (lado esquerdo) da bobina. Com isso, a polaridade magnética da espira é um polo sul de acordo com a Lei de Lenz e a corrente elétrica tem o sentido horário (visto pelo ímã).
Se invertermos a polaridade do ímã e produzirmos uma aproximação relativa entre eles, de acordo com a Lei de Lenz, haverá uma repulsão entre a espira e o ímã. Consequentemente, surge na espira um polo sul magnético e a corrente terá o sentido horário (visto do ímã). Um dos modos de se fazer a aproximação relativa é movimentar a bobina para a esquerda e o ímã (invertido) para a direita.
Gabarito correto Letra (A)
Este post te ajudou?
Your page rank: