loader image

Questão 79 (Caderno Amarelo) – ENEM 2013

Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um para – quedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança. Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?

Gabarito: B

Comentário do item

É importante observar, inicialmente, que a intensidade da força de resistência do ar é função crescente da velocidade. A princípio, a força resultante sobre o paraquedista é vertical e dirigida para baixo (sentido considerado positivo).

À medida que a velocidade aumenta (movimento acelerado), a força de resistência do ar se intensifica, reduzindo a força resultante, que se anula no momento que se atinge a velocidade limite.

No instante TA, com a abertura do paraquedas, a força resultante assume intensidade elevada, porém com sentido voltado para cima (sentido negativo), de modo a reduzir a velocidade, tornando o movimento retardado. Essa resultante, contudo, tende a anular-se, o que ocorre, na maioria dos casos, antes da chegada do paraquedista ao solo.

Gabarito letra (B)


Este post te ajudou?
0 / 5 0

Your page rank:

👮 Seja imagem vídeo ou texto © Todos os autorais estão reservados ao seus respectivos desenvolvedores.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Novidade! 🔥

Livro Questão de Treino: Eletromag

Materiais Gratuitos 😍🎉

⚠️🔔 Encontrou algum erro? Clique aqui e nos avise.

>
error: Alert: Content is protected !!