fbpx

Questão 48 (Caderno Amarelo) – ENEM 2013

Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d’agua, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura.

Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente? 

A) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água. 

B) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo. 

C) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo. 

D) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica. 

E) Impede a saída de água, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

Gabarito: A

Comentário do item

1° Situação: Com a garrafa tampada a pressão atmosférica atua na garrafa de fora para dentro por meio dos furos, e isso impede que a água saia da garrafa.

2° Situação: Com a garrafa destampada já vamos ter a presença da pressão atmosférica empurrando o líquido pela parte superior da garrafa e também na parte lateral se anulam, e isso faz com que a pressão da coluna de liquido empurre a água para fora orifício.

Gabarito correto Letra (A)

Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: