fbpx

Questão 68 (Caderno Amarelo) – ENEM 2012

A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verifica – remos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.

Projecto Física. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980 (adaptado).

Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura? 

A) A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte. 

B) A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional. 

C) A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas. 

D) A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.

E) A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.

Gabarito: A

Comentário do item

Estando a Terra mais próxima do Sol que o planeta Marte, sua velocidade de translação é maior que a de Marte. Enquanto Marte viaja à “frente” da Terra, vemos a primeira parte do laço. A partir da data em que a Terra “ultrapassa” Marte, este passa a ter um movimento retrógrado em relação à Terra. Portanto, um observador da Terra tem a impressão de que Marte inverteu o sentido do seu movimento e está realizando a segunda parte do laço.

Gabarito letra (A). 

Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: