fbpx

Questão 53 (Caderno Amarelo) – ENEM 2010

Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seus hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta.

Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em 12 maio 2010 (adaptado).

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera – uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos telescópios, no espaço ou na Terra. O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração 

A) na temperatura da superfície do planeta. 

B) no formato da camada gasosa do planeta. 

C) no campo gravitacional gerado pelo planeta. 

D) na composição química das nuvens do planeta. 

E) na densidade das nuvens que compõem o planeta.

Gabarito: E

Comentário do item

Perceba caro candidato que a imagem só é formada devido à luz do sol que é refletida nas nuvens, e o objetivo é justamente saber analisar o por que aconteceu o desaparecimento dessa faixa. Como o gás fica em constante movimentação, pode acontecer uma redistribuição da densidade e essa redistribuição afeta na reflexão da luz e automaticamente vai acarretar no desaparecimento da faixa sul.

Por tanto o gabarito correto é a letra  (E).

Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: