fbpx

Questão 47 (Caderno Amarelo) – ENEM 2010

Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utiliza dos para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o 

A) azul. 

B) preto. 

C) laranja. 

D) amarelo. 

E) vermelho.

Gabarito: C

Comentário do item

Bom alunos, deixa eu lembrar vocês que o fusível é um dispositivo que vai ser instalado no circuito para proteção, ou seja, se a corrente que passa pelo circuito for muito superior a corrente que ele suporta o fusível se rompe impedindo a passagem de corrente elétrica.

Então pessoal o objetivo é você encontrar a corrente elétrica que circula pelo circuito e assim avaliar qual o melhor fusível, então vamos lá:

Sabendo que a potência vale 55 W e a diferença de potencial (36 V), com isso podemos usar a seguinte fórmula.

\[ P = i.U\] \[ 55 = 36.U\] \[ i = \frac{55}{36} = 1,53 A\]

mas, não esqueça que ele vai ser conectado em paralelo com isso essa corrente que acabamos de encontrar vai ser para cada fusível como nesse caso temos dois, essa intensidade vai ser dobrada.

\[ i = 2 . 1,53 = 3,06 A\]

Agora é só correr para o abraço, verifique na tabela qual o fusível adequado, nessas condições vai ser o laranja. Logo a melhor alternativa é a letra (C).

Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: