fbpx

Questão 37 (Caderno Amarelo) – ENEM 2009

Sabe-se que o olho humano não consegue diferenciar componentes de cores e vê apenas a cor resultante, diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por exemplo, dois instrumentos diferentes tocados simultânea mente. Os raios luminosos do espectro visível, que têm comprimento de onda entre 380 nm e 780 nm, incidem na córnea, passam pelo cristalino e são projetados na retina. Na retina, encontram-se dois tipos de foto receptores, os cones e os bastonetes, que convertem a cor e a intensidade da luz recebida em impulsos nervosos. Os cones distinguem as cores primárias; vermelho, verde e azul, e os bastonetes diferenciam apenas níveis de intensidade, sem separar comprimentos de onda. Os impulsos nervosos produzidos são enviados ao cérebro por meio do nervo óptico, para que se dê a percepção da imagem. Um indivíduo que, por alguma deficiência, não consegue captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá um objeto branco, iluminado apenas por luz vermelha, como 

A) um objeto indefinido, pois as células que captam a luz estão inativas.
B) um objeto rosa, pois haverá mistura da luz vermelha com o branco do objeto. 
C) um objeto verde, pois o olho não consegue diferenciar componentes de cores. 
D) um objeto cinza, pois os bastonetes captam luminosidade, porém não diferenciam cor. 
E) um objeto vermelho, pois a retina capta a luz refletida pelo objeto, transformando-a em vermelho.

Gabarito: D

Comentário do item

Posso te dar uma dica? 
Sempre leia com atenção o texto pois dele você vai tirar várias informações valiosas.
Por exemplo ele é bem claro quando diz a função dos cones e bastonetes, então vamos começar pelos cones

Cones: diferencia as cores primárias (vermelho, verde e azul) isso está no próprio texto.

Bastonetes: diferenciam somente os níveis de intensidade. 

No enunciado ele fala que a pessoa vai ter uma deficiência em captar informações transmitidas pelos cones, então o que você pode concluir é que a pessoa já não consegue diferenciar as cores (vermelha, azul e verde). Mas, cos bastonetes dele ficam intactos, sendo assim, pelo menos ele vai conseguir diferenciar intensidades. E com essas informações você já pode eliminar três alternativa (A), (C) e (E).

Agora vamos para o pulo do gato, o que vai diferenciar você na prova.
As pessoas que não conseguem captar nenhuma das cores primárias devido um problema nos cones tem a visão acromática, ou seja, enxerga apenas tons (brancos, cinza e preto). Com isso o indivíduo mencionado na questão vai enxergar um objeto cinza, pois os bastonetes captam luminosidade, porém não diferenciam cor.

Gabarito correto (D).

 

Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: