fbpx

Questão 32 (Caderno Amarelo) – ENEM 2009

O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnéticos. Uma das mais empregadas invenções nessa área são os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmissão de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles é operado entre as frequências de 800 MHz e 900 MHz e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. Já a tecnologia GSM, ocupa a frequência de 1.800 MHz. Considerando que a intensidade de transmissão e o nível de recepção “celular” sejam os mesmos para as tecnologias de transmissão TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em consideração apenas o número de antenas em uma região, ele deverá escolher: 

A) e a tecnologia GSM, pois é a que opera com ondas de maior comprimento de onda.
B) a tecnologia TDMA/CDMA, pois é a que apresenta Efeito Doppler mais pronunciado.
C) a tecnologia GSM, pois é a que utiliza ondas que se propagam com maior velocidade.
D) qualquer uma das duas, pois as diferenças nas frequências são compensadas pelas diferenças nos comprimentos de onda.
E) qualquer uma das duas, pois nesse caso as intensidades decaem igualmente da mesma forma independentemente da frequência.

Gabarito: E

Comentário do item

Bom querido candidato, vamos lembrar um pouco sobre ondas eletromagnéticas. Lembre-se que a velocidade de uma onda é v = λ . f , e como a velocidade é constante o comprimento de onda (λ) e a frequência (f) são inversamente proporcionais, sendo assim podemos observar que a tecnologia GSM por ter um intervalo maior de frequência ela vai ter o menor comprimento de onda, então tome muito cuidado com isso! Agora vamos analisar a intensidade de uma onda eletromagnética.

Lembre-se que: I=POTÊNCIA/ÁREA e a área adotada é a igual a área de um esfera que vale 4π\(r^2\).

Fazendo as devidas substituições, temos que:

\( I = \frac{Potência}{4 \pi r^2} \)

Note que, a intensidade da onda diminui conforme você aumenta o raio (distância), essa distância corresponde a distância entre o celular e a antena transmissora de sinal. Com isso, amigos, podemos concluir que independente das duas tecnologias que o engenheiro usar a intensidade não depende da frequência da onda e sim da distância. Portanto pessoal o gabarito do item é a letra (E).

Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: