fbpx

Questão 30 (Caderno Amarelo) – ENEM 2009

Considere um equipamento capaz de emitir radiação eletromagnética com comprimento de onda bem menor que a radiação ultravioleta. Suponha que a radiação emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo específico de filme fotográfico e entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoço de um indivíduo. Quanto mais exposto à radiação, mais escuro se torna o filme após a revelação. Após acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo.

Dentre os fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e os átomos do indivíduo que permitem a obtenção desta imagem inclui-se a

A) absorção da radiação eletromagnética e a consequente ionização dos átomos de cálcio, que se transformam em átomos de fósforo. 

B) maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio que por outros tipos de átomos.
C) maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de carbono que por átomos de cálcio.
D) maior refração ao atravessar os átomos de carbono que os átomos de cálcio.
E) maior ionização de moléculas de água que de átomos de carbono.

Gabarito: B

Comentário do item

O texto é bem claro quando ele diz que entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoço do indivíduo, agora vamos diferenciar a região clara da escura.

Região escura  indica que a radiação eletromagnética incidiu no filme. 

Região clara  indica que a radiação foi absorvida pelo pescoço.  

Então podemos concluir que os átomos de cálcio absorveram essa radiação com isso podemos concluir que a melhor alternativa é a (B).

 

Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: