fbpx

Questão 14 (Caderno Amarelo) – ENEM 2009

A eficiência de um processo de conversão de energia é definida como a razão entre a produção de energia ou trabalho útil e o total de entrada de energia no processo. A figura mostra um processo com diversas etapas. Nesse caso, a eficiência geral será igual ao produto das eficiências das etapas individuais. A entrada de energia que não se transforma em trabalho útil é perdida sob formas não utilizáveis (como resíduos de calor).

Aumentar a eficiência dos processos de conversão de energia implica
economizar recursos e combustíveis. Das propostas seguintes, qual resultará em
maior aumento da eficiência geral do processo?

A) Aumentar a quantidade de combustível para queima na usina de força. 
B) Utilizar lâmpadas incandescentes, que geram pouco calor e muita luminosidade.
C) Manter o menor número possível de aparelhos elétricos em funcionamento nas moradias.
D) Utilizar cabos com menor diâmetro nas linhas de transmissão a fim de economizar o
material condutor.
E) Utilizar materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmissão e lâmpadas fluorescentes nas moradias.

 

Gabarito: E

Comentário do item

Querido aluno, observe a imagem que a questão fornece para você e assim é notório que da usina de força até a Luz existe uma eficiência geral de 0,16%. Agora sim meus amigos vocês conseguem perceber o que a questão quer solucionar, ou seja, ele quer saber como aumentar a eficiência geral do processo. 

Se você fizer a leitura minuciosa do enunciado ele diz que o objetivo de fazer o aumento dessa eficiência é economizar recursos e combustíveis, ou seja, com essa informação você já pode eliminar a alternativa (A).

Agora é importante lembrar que na lâmpada incandescente acontece uma perda muito grande de energia por efeito joule so para você ter um exemplo de 100 % da energia elétrica que chega nela, somente 5% é transformada em energia luminosa e os outros 95% em calor. Portanto não é muita vantagem usar esse tipo de lâmpada você concorda? 

É claro então amigos que é mais eficiente você usar as lâmpadas criadas pelo titio Nikola Tesla, ou seja, as lâmpadas fluorescentes que ao contrário das lâmpadas incandescentes, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor. 

Acho que talvez uma alternativa que deve ter gerado uma dúvida na sua cabeça foi a letra (D), então vamos lá, lembre-se que na segunda lei de OHM quando você altera o diâmetro do fio você automaticamente altera a resistência dele e nesse caso essas duas grandezas são inversas. Em outras palavras com a diminuição do diâmetro você aumenta a resistência e com isso você aumenta o efeito joule e assim a dissipação de energia em forma de calor aumenta e isso não é vantagem. 

Por tanto, candidato o gabarito desse item é a a alternativa (E), pois se o material for melhor condutor de eletricidade, podemos reduzir as perdas de energia elétrica por efeito joule e como vimos usar lâmpadas fluorescentes é mais eficaz do que as incandescentes.

Treine com os melhores exercícios

E tenha resultados excelentes!

Pesquise por um item:

error: