Isso com certeza vai estar na sua prova do ENEM!

Oi, como vai? Há uma lista extensa de conteúdos que você deve estudar durante o ano para a sua prova do ENEM, mas já pensou saber o que certamente estará na prova e se preparar pra isso? É uma boa, não?

A prova do ENEM ocorre todos os anos e desde 2009, quando passou por uma grande modificação, podemos notar quais conteúdos tem maior probabilidade de aparecer novamente. Então, eu fiz aqui a seleção dos conteúdos que certamente aparecerão na sua prova esse ano.

Física no ENEM: Os conteúdos que mais caem

5 – Hidrostática

De acordo com o edital do exame, questões sobre Hidrostática no Enem podem abordar os seguintes conteúdos: empuxo, princípio de Pascal, Arquimedes e Stevin, incluindo as condições de flutuação, a relação entre diferença de nível e pressão hidrostática e os aspectos históricos relativos ao tema. Então estude bastante estes temas e principalmente, faça muitos exercícios. Desde 2009 foram 16 questões de Hidrostática no ENEM, o que corresponde a 8% do total de questões.

4 – Termologia: 

Nesse conteúdo, você vai estudar fenômenos como temperatura, pressão, mudança de estado físico, entre outros.  Esse conteúdo apareceu 16% (33 questões) entre as questões do ENEM.

3 – Ondulatória:

Aqui você vai estudar o comportamento das ondas, identificando suas características e movimentos.

Dessa forma, você precisa conhecer os fenômenos, como reflexão, refração, interferência, difração, ressonância, polarização e efeito doppler. Esse aqui já aparece um pouco mais, cerca de 18% (37 questões).

2 – Eletricidade

Em eletricidade, você vai estudar as cargas elétricas. Você encontrará questões de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

Então, é extremamente necessário que você saiba os conceitos relacionados à Corrente, Potência e Resistores – pois esses são os temas de Eletricidade que mais caem no exame. Se você tiver um tempo, revise também Força Magnética e Indução eletromagnética. Desde 2009 esse assunto foi cobrado em 49 questões, cerca de 24%.

1 – Mecânica

Tem sido cobrado em mais de 25% das questões do ENEM (50 questões desde 2009), esse é o assunto que com certeza estará na sua prova e você deve conhecê-lo como a palma da sua mão.

Por isso, em mecânica você vai estudar os movimentos. Como essa área é muito ampla, o professor sugere que você revise principalmente Trabalho, Energia e Potência – pois são os conteúdos que mais apareceram no Enem.

Além disso, saiba os conceitos de Dinâmica; Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões; Hidrostática; Cinemática; e Movimento Circular.

e o restante?

Na prova de Física você pode encontrar questões que precisem de conhecimento sobre outros conteúdos ou áreas. Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias um fenômeno físico pode exigir conhecimentos de outros ramos da física até chegar no gabarito da questão. Os outros conteúdos abordados em Física constituem 9% das questões do seu vestibular. Por isso, é importante focar nos conteúdos que mais caem, mas sempre ter em mente que todos os conteúdos são importantes pra você conseguir chegar no seu objetivo.

Faça resumos, exercícios e se você tiver dúvidas ou não gosta de física eu escrevi outros dois artigos aqui no blog que vão te ajudar a aprender Física da forma correta.

Este post foi escrito baseado no levantamento anual feito pelo meu amigo Davi Oliveira. Abaixo segue algumas imagens referentes ao texto desde post.

Se surgir alguma dúvida, deixe nos comentários que tentarei esclarecer o mais breve possível. Abraço!

0
like
4
love
0
haha
0
wow
0
sad
0
angry