3 Motivos para você aprender Física.

Por que estudar Física? Em menos de um ano lecionando, já perdi a conta de quantas vezes me perguntaram isso.

A Física, entre as ciências exatas, é a que mais faz parte da vida do homem, mas muitos estudantes acabam não gostando de Física por causa da forte presença matemática e por isso não conseguem ver que a Física não se limita apenas a um monte de fórmulas e números.

A Física engloba todo o universo, desde o menor Quark (uma das partículas que compõem o átomo) até a imensidão do espaço. Ela explica a maioria dos fenômenos que acontecem com você, com o que você usa ou com o que você vê. Ela está na engenharia, na medicina e na informática, por exemplo.

Ela nos ajuda a compreender o mundo em que vivemos, e também compreender o mundo que talvez possamos algum dia habitar. A Física não trata apenas do agora, mas também nos remete as evoluções tecnológicas e sociais que ainda não aconteceram.

Conheça agora os 3 motivos essenciais para você estudante, ou não, aprender Física.

1 – ESTÁ EM TODA PARTE

Tudo, desde o nosso nascimento até nossa morte. Todas as nossas ações, as coisas que comemos, que tocamos, que sentimos, envolvem física.

Para sustentar esse argumento, podemos usar o exemplo do ato de caminhar. Quando nosso pé encosta no chão, existe atrito entre os dois e é exatamente esse atrito que provoca um impulso, capaz de nos empurrar para a frente, nos permitindo caminhar.

O primeiro motivo é para te ajudar a entender que a Física faz parte da sua vida a todo o momento, acho que ficou claro não é mesmo? rsrs


2 – É COBRADO NO VESTIBULAR

Se você não gosta de física de jeito nenhum, e não pretende mudar seu ponto de vista, mas quer prestar vestibular para determinada universidade, fique atento. A Física é cobrada na maioria das provas de vestibulares tradicionais e militares.

Ignore o fato de que você não gosta da matéria e busque entendê-la. A forte presença da matemática na física também pode te ajudar a entender a própria matemática, já que exercita o cérebro. Por isso, lembre-se:

É preciso entender a física para ser aprovado nos vestibulares.

3 – ENTENDER OS FENÔMENOS NATURAIS

Sem a física, nunca saberíamos como foi que os humanos chegaram até nosso planeta. Ela foi essencial para que estudiosos pudessem compreender a “nuvem de poeira” que colocou fim à espécie dos dinossauros, e é fundamental até hoje, para que possamos estar por dentro de diversas informações, mesmo as mais simples e corriqueiras.

Se os grandes pesquisadores não se importassem com a física, provavelmente ainda estaríamos vivendo em um mundo no qual as pessoas acreditariam que a Terra é o centro do Universo. O entendimento dessa disciplina é fundamental para que sejam feitas novas descobertas, inclusive em prol da humanidade.

Medicamentos, procedimentos cirúrgicos, a indústria alimentícia, tudo carrega em si um pouco de física. Ela é necessária para entender como funciona o planeta, a vida na Terra e o corpo dos seres humanos.

E ai, gostou? Agora você já sabe porque estudar Física é tão importante. Bom, se você ainda não estiver convencido, deixe um comentário, quem sabe eu possa te ajudar de alguma outra forma. Abraço! 🙂

 

0
like
0
love
0
haha
0
wow
0
sad
0
angry