Diferença entre Posição, Deslocamento e Espaço Percorrido

Oiii, tudo bem contigo? Hoje vamos falar sobre estes três conceitos (Posição, Deslocamento e Espaço `Percorrido), que parecem significar a mesma coisa, porém, sqñ. Aqui irei descrever cada um deles pra você não ter mais dúvidas.
Vamos lá…

Posição

Posição é o lugar geométrico que o corpo está no instante da observação. Por exemplo, observe a imagem abaixo, o bonequinho está no marco KM3 de uma estrada, imagino que você já tenha visto essas placas durante uma viajem para uma outra cidade, então, isto quer dizer que a posição que ele ocupa neste instante é o KM3 dessa estrada, tranquilo?

Deslocamento

A palavra “deslocamento” implica que um objeto se moveu, ou foi deslocado. O deslocamento é definido como a variação na posição de um objeto. Ele pode ser definido matematicamente pela equação…

\( \overrightarrow{S} = S_f – S_i \)

(Deslocamento = posição final menos a posição inicial)

Observe a imagem abaixo, o menino varia sua posição (do KM3 ao KM5), então temos que seu deslocamento foi de

\( \overrightarrow{S} = 5 – 3 = 2\)

Ah, deslocamento é uma grandeza vetorial, se tu não souber o que isso significa, veja este outro post aqui do Blog: O que é um vetor?




Espaço Percorrido

Espaço percorrido é o comprimento total de um caminho percorrido. O espaço percorrido não é um vetor. Ele não tem direção e, portanto, não tem sinal negativo, ou seja, é a somatória de todas as posições de um objeto ao longo do tempo.

Na imagem acima, imagine que o rapazinho se movimentou do ponto A até o ponto C, depois se movimentou do ponto C ao ponto B.

A distância percorrida desse movimento pode ser calculada pela soma da distância AC mais a distância CB. De A para C ele percorreu 10 metros e de C para B ele percorreu 5 metros, fazendo a soma dessas distâncias percorridas temos que: 10 metros + 5 metros = 15 metros.

Então, a distância percorrida desse movimento foi de 15 metros. Mas o deslocamento do rapazinho, para esse movimento, foi de quantos metros? Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais, até a próxima.

Abraço.
Emanoel Silva
@professordefisica