5 Dicas pra você aprender Física de forma definitiva.

Oi, tudo bom? Então, você quer aprender Física ou veio parar aqui sem querer? rsrs De qualquer forma, tentei colocar do jeito mais simples algumas dicas para você conseguir aprender Física de forma definitiva.

Bom, primeiramente, isso aqui não é uma fórmula mágica, não existe simpatia para aprender nenhum conteúdo, acredito que, o que existe mesmo é dedicação e disciplina. Então, nada melhor que sentar o bumbum na cadeira e estudar. Mas estudar da forma correta.

Então, vamos lá…

1- FÍSICA NÃO É FÓRMULA

Acabe com esse pensamento! Saber todas as fórmulas de Física não necessariamente vai te garantir acertar todas as questões que te aparecer. Física não é fórmula! Física é entendimento.

O grande segredo das fórmulas é o que está por trás de cada uma delas, da explicação de cada uma, isso que te faz entender porque usar aquela fórmula e não uma outra, na questão pedida. Se disponha a entender as equações em cada momento que é pedido, e você verá como fica mais fácil.

 

2 – FAÇA DESENHOS

“Não entendeu? Quer que eu desenhe?”  É tipo isso! Quando você para e tenta desenhar a situação que a questão está te pedindo você está, automaticamente, pensando na situação e tentando entendê-la. E, desta maneira, você vai conseguir visualizar o resultado que ele quer. No início é difícil, mas depois das primeiras tentativas fica muito tranquilo de entender. Portanto, compre algumas folhas em branco e desenhe todas as situações que estiverem descritas no seu conteúdo do livro ou nas listas de exercícios.

 

3 – FAÇA EXERCÍCIOS

A teoria é muito importante, mas sua compreensão virá dos exercícios. Cada exercício é um aprendizado, por isso a dica 1, quando você entende a equação você consegue questionar o uso em cada caso diferente. Então, faça muitos exercícios. (lembre-se de desenhar cada situação envolvida).

 

4 – SAIBA QUE A FÍSICA É CONTÍNUA

Não adianta você querer aprender Lançamento Oblíquo, sem ter aprendido vetores e MRUV. Não adianta você querer aprender equilíbrio termodinâmico, se você não aprender equilíbrio mecânico. A física está toda interligada, sendo assim, dedique-se aos conteúdos dos 3 anos do seu ensino médio ou dos 4 anos, em sua graduação, pois um conteúdo depende do outro e isso irá facilitar demais pra você. Por isso, se surgiu uma dúvida durante a aula, pergunte! Não leve a dúvida para os conteúdos seguintes.

 

5 -UTILIZE LIVROS E MATERIAIS DE APOIO

Para dar mais ênfase no seu estudo, é necessário que você também tenha um material de apoio (apostilas, livros, etc.) que lhe ajude em seu objetivo. Agora eu vou recomendar os materiais que me ajudaram muito quando eu quis passar no vestibular e que estão me ajudando agora, na vida acadêmica.

• Tópicos de Física (Newton,Helou,Gualter):

É um livro de ensino médio. A explicação é muito completa e te ajuda a entender muitos conceitos básicos. O livro é repleto de exemplos do cotidiano, com ilustrações que te farão enxergar toda a Física envolvida, além de ter uma vasta lista de exercícios respondidos e de questões para você fazer sozinho. Super recomendo!

• Fundamentos de Física (Halliday):

Este é um livro do ensino superior, acredito que terei leitores aqui empenhados em aprender um pouco mais e este é meu favorito, principalmente, pelos exercícios resolvidos. Por mais que as explicações sejam muito extensas, vale a pena ler.

• Listas de exercícios:

Qualquer que seja a lista, procure exercícios dos livros para fazer. Física não basta se prender a teoria, você vai aprender mesmo com questões, então procure listas extras, faça todos os exercícios dos livros, pratique aquilo que você leu na teoria.

Escolher um livro para estudar é muito pessoal, temos que nos identificar com o livro, e por isso só indiquei dois que são fáceis de serem encontrados e que a maioria se identifica com a explicação. De repente, você já conhecia, pois são famosos, mas deixo aqui a certeza de que pode estudar por eles que são ótimos livros.

 

E, assim, finalizo minhas dicas para você aprender Física de uma vez por todas.  Espero que tenha gostado e, principalmente, que tenha colocado na sua mente que para aprender Física você deve praticar, porque só assim você conseguirá enxergar o conteúdo no seu dia a dia e, também, nas questões do seu vestibular.

Tem alguma dúvida? Deixa pra mim aí nos comentários e eu te responderei o mais breve possível. Abraço!


Emanoel Silva
Emanoel Silva

Graduando no terceiro ano do curso de Ciências Naturais com Habilitação em Física na Universidade do Estado do Pará.

error:
%d blogueiros gostam disto: